Logo após o resultado do segundo turno das eleições e a vitória de Dilma Rousseff, a estudante de Direito Mayara Petruso postou um comentário no Twitter manifestando seu descontentamento com a vitória petista e atribuindo tal fato aos nordestinos. Isso, porque, segundo veículos de imprensa, a região teve grande participação de votos em favor de Dilma, o que representou forte percentual em sua eleição.
No entanto, a estudante foi preconceituosa nos seguintes dizeres: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". Outros usuários da rede social também se manifestaram: "Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil" e "Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral". Até acredito que tenha sido uma brincadeira, mas jamais poderia passar em branco. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, entrou nesta quarta-feira com uma representação criminal contra a estudante e o Ministério Público Federal (MPF) poderá abrir investigação no caso. A procuradora regional de São Paulo, Janice Ascari, encaminhou um ofício ao MPF, também na quarta, com a cópia das frases postadas pela universitária.
Para muitos internautas que acham que esse tipo de brincadeira é inofensiva e a tela do computador é o suficiente para protegê-los, estão muito enganados. O comentário da estudante pode responder por crime de racismo - pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa - e incitação pública de prática de crime - pena é detenção de três a seis meses, ou multa -, no caso, homicídio. Via Comunique-se e Portal Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário