
Decisiva para o segundo turno nas eleições, Marina Silva (PV), detentora da tag (etiqueta) #ondaverde – responsável por manter o nome da ex-candidata nos tópicos mais quentes da rede social – também superou a atual presidente no quesito “popularidade” (353.378 seguidores) e no contato com a audiência (2.029 mensagens). Para o cientista político Paulo Roberto Figueira Leal, essa utilização, freqüente ou não, da rede social está ligado ao perfil dos candidatos, visto que a adoção do Twitter por alguns deveu-se justamente para a campanha.
“A Dilma, por exemplo, deve diminuir o contato até por conta do acúmulo de responsabilidade. O Serra já utilizava o instrumento antes da campanha se iniciar”, salienta. Sobre a tomada, não apenas dos presidenciáveis, pelas redes sociais, o cientista político destaca que essa é uma nova tendência no ambiente político. “Na medida em que uma parcela maior da sociedade vai para o mundo digital, existe a necessidade maior de se falar para esta fatia”, conclui.
Cotidiano
Após as eleições, as figuras políticas têm utilizado a ferramenta social para conversas com os seguidores, assim como qualquer outra pessoa comum. Sem se pronunciar desde o dia 1° de novembro, quando agradeceu aos eleitores e prometeu dedicação nessa nova fase, Rousseff retornou à rede no dia 16, se desculpando pela ausência. “Amigos, não abandonei o twitter não. É que ando muito ocupada. Depois de um curto descanso, fui à reunião do G20 c/o presidente Lula na Coréia”, descreveu com 140 caracteres.
Desde o dia 1°, Serra já compartilhou 66 mensagens na rede social, dentre agradecimentos ao apoio nas eleições, passando por ocasiões políticas, até fatos do cotidiano. “Fiz palestra hoje num Fórum Europa-America Latina, em Biarritz, França. Políticos europeus e latino-americanos, além de acadêmicos”, disse no dia 5. Além dos abraços que o ex-candidato costuma lançar para os internautas, Serra também compartilhou uma foto de sua passagem pela França e, em suas últimas clicadas, “retuitou” a música Iridescent, do Linkin Park. O dia de maior imersão foi esta sexta, 19, com 18 mensagens.
Já Marina Silva, prefere as mensagens com cunho político e ambiental. A ex-candidata não “posta” nenhuma mensagem desde o dia 8, quando disse que “NÃO se pode criar nenhum tributo, como a CPMF, sem antes melhorar a eficiência e a justiça do atual sistema tributário”.
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